Gestar 2 em Pernambuco:perspectivas e entraves
Enquanto formadora do Gestar 2, vejo o programa como uma possibilidade real de retirar de Pernambuco o título de um dos piores estados brasileiros em qualidade educacional . A posição no ranking nacional é incômoda e coloca os pernambucanos em pé de igualdade com países nos quais imperam a pobreza e a falta de investimentos em educação. Minha visão se deve ao fato de que, como programa de formação continuada, o gestar é inovador quando propõe que o professor alie reflexão e ação para melhorar a qualidade do ensino / aprendizagem.
É inegável a qualidade dos textos e das atividades propostas nos cadernos de teoria e prática, todos baseados em estudos e teorias recentes de educadores conceituados e comprometidos com o sucesso da educação.
É, ainda, louvável o empenho do governo de Pernambuco em reunir esforços e pessoas para implantar o programa no estado. É fácil perceber que diversos segmentos e setores da secretaria de educação se esforçam para viabilizar tal projeto.
Por sua vez, a equipe de formadores selecionada pelos técnicos das GREs, tem professores conscientes da importância do seu empenho e desempenho para a conquista dos cursistas, uma vez que estes só poderão aderir e prosseguir com o programa se forem suficientemente estimulados e orientados pelos primeiros.
Visto por esses ângulos dir-se-ia que o gestar já é uma realidade irreversível em Pernambuco e que seu sucesso é garantido, entretanto, há um entrave sério que necessita de resolução urgente: os formadores selecionados e que já participaram da primeira semana de estudos, são, em sua maioria, professores que trabalham, no mínimo 200 horas / aula por mês efetivamente em sala de aula. O problema ocorre porque o programa exige planejamento individual e em grupo, oficinas, aplicação, avaliação, reflexão, refacção, escrita e reescrita de textos - atividades que demandam tempo e dedicação e que se tornam inviáveis diante da carga horária desses trabalhadores - .
Para contornar a situação e garantir a operacionalização do gestar com qualidade e resultados satisfatórios seria necessário que o governo - dando continuidade ao seu projeto de valorizar o educador e ainda garantir melhores índices educacionais – dispensasse os formadores de parte de sua carga horária em sala de aula. Entretanto, e apesar da solicitação destes, a secretaria de educação mostra-se indefinida e - ao que parece - indiferente, ao problema dificultando em demasia o inicio dos trabalhos e, ainda, desestimulando o grupo e retirando deste, o encanto pelo gestar 2.
Nesse sentido, os esforços vão continuar até que todos tenham as condições necessárias para a implantação do programa, visando à qualidade do ensino / aprendizagem e ao sucesso de todos os segmentos que fazem a educação em Pernambuco.
É assim que vejo as coisas no inicio de janeiro de 2009, mas fico no aguardo e na torcida para que mudem e se tornem melhores.
3 comentários:
Concordo com vc,Diza!
Precisamos vencer os entraves para conseguirmos atingir nossas perspectivas.
Pena que a solução dos entraves não estão em nossas mãos.Mas...Prefiro acreditar que tudo será resolvido e que o Gestar será um sucesso, para o sucesso também da Eucação em Pernambuco.
Bem, os entraves foram muitos... mas tudo que difícil o sabor da vitoria é maior, portanto estamos a caminho do GESTAR II,sucesso para todod nós.
Sou de Rio Formoso,NENA,e garanto que tudo que acontceu ,até agora ,no GESTAR II venho em boa hora.A minha turma está muito animada e outras pessoas resolveram participar do curso como ouvites!!!!
O meu prefeito é nota 1000,visita o curso,providencia o que é melhor para turma e sempre procura está do lado das pessoas que têm amor pela educação.
VALEU,PREFEITO DR.Hely Farias !Obrigada pelo apoio e respeito !
Professora Nena.
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