domingo, 15 de março de 2009

Produzindo

Planejamos o Gestar aqui em Petrolina da seguinte forma: de acordo com sugestao dos formadores e solicitação da GRE, os diretores fizeram o horário da escola já deixando os professores de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª sem aula na Quinta-feira (os de mtemática, na Terça), para deixá-los com disponibilidade de horário para participar do Gestar e também vivenciar a aula atividade.

Isso possibilita encontros nesse dia da semana: em uma Quinta os professores participam da oficina e na outra se encontram com seus pares para ler, discutir, tomar decisões, enfim. Isso também pode ser feito individualmente, de acordo com a escola ou o grupo de professores.

Nós, formadores, por nossa vez, quando nao estamos nas oficinas, estamos planejando, estudando, etc. Na foto ao lado (dia 12 de Março), estamos na GRE após a primeira oficina fazendo isso. Foi um encontro produtivo, mas percebemos que talvez seja necessário refazer alguns planos, porque o horário nao foi suficiente para concluirmos algumas questões. Como tudo é ainda muito novo, estamos tranquilas quanto a isso também.

Durante a semana, recebi por email, algumas avaliações feitas pelos cursistas da primeira oficina. O resultado é bastante positivo. É fácil perceber como todos estão animados ante a possibilidade de participar do programa e alguns já aplicaram algumas atividades sugeridas no TP 3. Como ponto negativo, todos citaram o espaço físico que realmente era muito pequeno para o grupo. Nesse sentido, ja conseguimos um avanço, pois uma outra escola resolveu nos ceder algumas salas para a realização das oficinas e o problema está resolvido.

Nenhum comentário: