sexta-feira, 6 de março de 2009

Cursistas e formadores: um encontro

Cursistas e formadores: um encontro

Eu diria que nao foi só um momento de encontro, mas um momento de interação, criação, reflexão e construção (tudo de bom !!). Na primeira oficina do Gestar 2 de Língua Portuguesa em Petrolina, na qual trabalhamos com as unidades 9 e 10 do TP 3, discutimos sobre os gêneros textuais e refizemos/atualizamos algumas concepções.
Tivemos que juntar duas turmas de cursistas por falta de espaço físico e de material tecnológico e esse foi um dos pontos negativos, uma vez que a sala mostrou-se pequena para a quantidade de pessoas. Chamo de ponto negativo, mas ressalto que nao inviabilizou os trabalhos, pois a disposição de todos em contribuir com as discussões foi maior.
Percebi que nós, professores de Língua Portuguesa, ainda temos muitas dúvidas sobre como classificar um texto a partir das características do gênero e instrumentalizar nossos alunos para lidar bem com os gêneros textuais, apesar de esse nao ser assunto novo, nem discussão recente. Visando à reflexao acerca desse ponto, elaboramos material de apoio baseado nos estudos de Marcuschi e Bazerman entre outros e, ainda lemos e discutimos os textos de referência do TP.
No momento em que a hibridização e a multimodalidade foram abordadas, a discussão tronou-se mais acalorada e, baseados nas pesquisas de Ingedore Koch, na análise de textos que circulam em revistas e na contribuição de algumas professoras/colegas, as dúvidas foram esclarecidas.
Os momentos para atividades em grupos foram, em parte, prejudicados pelo barulho gerado pelas discussões entre os pares por conta do pequeno espaço, por isso, as contribuições sobre as atividades sugeridas nas seções nao puderam ser realizadas a contento. Assim, concordando com a sugestao das cursistas, ficou decidido que o aprofundamento seria realizado pelas equipes em cada escola. Nesse momento, percebi certa frustração em algumas pessoas e acredito que isso deve-se ao fato de que elas acreditam que, sem desrespeitar qualquer companheira de escola, o grande grupo acrescentaria mais a essas discussões. Concordo e também defendo esse ponto de vista, entretanto, como outros momento acontecerão, teremos muitas outras oportunidades para dar e receber conhecimentos e vivências. O importante é que nao podemos nos deixar abater por qualquer contratempo.

Gostaria, agora, de discordar de Vinícius de Moraes quando ele diz que "é melhor viver do que ser feliz". Acredito que viver sem conhecer momentos como os que tivemos ontem no qual me senti bem feliz, deixa a sensação de que a vida nao está completa e por isso é preciso buscar, sim, as duas coisas: viver e ser feliz.
Obrigada a todos que fizeram parte desse momento. Guimarães Rosa tem razao: "mestre nao é quem ensina, mas quem, de repente aprende". Que nós, formadores e cursistas do Gestar possamos participar efetivamente do processo de ensino aprendizagem enquanto professores, mas também enquanto eternos aprendizes.

Um comentário:

GESTAR II em Língua Portuguesa disse...

Parabéns, amigos de Petrolina, estou vendo que o esforço coletivo está valendo a pena...isso é que é saber trabalhar em equipe!!!Muito sucesso e recebam o meu abraço fraterno.