quinta-feira, 19 de março de 2009

2ª oficina


19 de Março, segunda oficina. Percebi certa apreensão nos olhos dos cursistas. Acredito que isso ocorreu porque em nossa primeira oficina o elemento complicador, espaço físico, dificultou bastante os trabalhos e o programa ainda nao havia sido entendido na íntegra.
Iniciamos com o texto "Gaiolas e asas", de Rubem Alves, e esse foi um elemento facilitador para que o clima melhorasse na sala. Rubem, com sua sabedoria, nos fez refletir sobre a escola que temos e a escola que queremos ter, bem como, qual é o nosso papel nesse contexto.
A partir dos estudos de Marcuschi, Travaglia e Coroa, os cursistas produziram um texto baseado em uma sugestao do "Avançando na prática do TP 3. Durante a socialização, pude perceber que muitos ainda sentem certa dificuldade em diferenciar tipo e gênero textual, o que tornou a reflexão que se seguiu bastante conveniente e esclarecedora.
As discussões nos levaram a concluir que, como Marcuschi defende, devemos priorizar na escola o estudo dos gêneros, uma vez que as sequencias tipologicas assim se materializam. Ficou claro, ainda, que, como a heterogeneidade tipológica é um fato, torna-se desnecessário orientar o aluno para a classificação do tipo em detrimento da produção do gênero.
Observando dois dos livros didáticos usados em escolas nas quais alguns dos cursistas trabalham, concluimos que a dificuldade para trabalhar com tipos e gêneros textuais nao é exclusiva do professor, uma vez que nos livros analisados há alguns equívocos. Um dos autores, por exemplo, ainda prioriza o tipo tanto nos exercícos de análise textual quanto nas propostas de produção.
Assim, concluímos que o professor precisa realmente estar atento e instrumentalizar-se para dar conta dessas e de outras questões.

Um comentário:

Shirley disse...

Olá,
Buscando material para organizar uma oficina do gestar II em Matemática encontrei suas experiências. Que legal! Sucesso.
Abraço
Shirley