sábado, 28 de fevereiro de 2009

o gestar 2 e meus objetivos

O gestar 2 e meus objetivos: um encontro

Entre os objetivos que persigo enquanto professora de Língua Portuguesa estão: fazer meu aluno aperfeiçoar a maneira de lidar com a língua usando-a da melhor maneira possível para comunicar-se; e instrumentalizá-lo para ler os diversos textos, escritos ou orais, aos quais é exposto, cotidiana ou esporadicamente, conseguindo interagir com o produtor e construindo os sentidos necessários à compreensão ao tempo em que mune-se das estratégias necessárias à produção.

Esses objetivos são a base do meu fazer pedagógico desde que compreendi que, como bem o disse Backtin, toda e qualquer atividade de comunicação é feita através de textos. Assim, como somos “ilhas rodeadas de textos” é preciso que a escola instrumentalize o aluno para desempenhar bem o seu papel nessa relação, e, aos professores de Língua Portuguesa cabe uma parte fundamental nesse processo: é ele que deve encaminhar o olhar do aluno para a reflexão sobre os elementos que o farão ser um autor/leitor proficiente.

É fato que foi à custa de muito estudo, diversos tropeços e equívocos e alguns acertos que construí minhas concepções de língua, linguagem, gramática, ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa e pude encontrar nos estudos de teóricos como Backtin, Marcuschi, Kock, Antunes, entre outros, algumas respostas aos meus questionamentos mais freqüentes e antigos. Foi a partir dessas respostas que surgiram outros questionamentos e que, além disso, pude eleger meus objetivos como professora e como eterna aprendiz.

Ao conhecer o Programa Gestar 2, percebi um encontro: nossos objetivos são muito parecidos. É certo que ele é idealizado e direcionado para professores de 5ª a 8ª séries e eu há algum tempo trabalho com Ensino Médio, mas estamos todos na área de Língua Portuguesa e é perfeitamente normal que tenhamos os mesmos objetivos e metas que se resumem em poucas palavras: melhorar a qualidade do ensino aprendizagem da língua materna.

A partir dessas constatações, consigo ver no Gestar 2 uma maneira de alcançar os objetivos que tracei para meus alunos ao tempo em que, atuando como formadora, posso ainda contribuir com meus colegas professores para que também consigam não só ter clareza dos seus a partir das reflexões propostas no material do programa, como também auxiliá-los na consecução de seus propósitos enquanto pessoas preocupadas e empenhadas na melhoria da qualidade da aula de Língua Portuguesa.

Sei que o Gestar 2 é mais um instrumento para o aperfeiçoamento da minha e da pratica de todos aqueles que o abraçam, mas isso não significa que vou participar sem ressalvas ou reflexões criticas. Reconheço o excelente trabalho feito pelos estudiosos que elaboraram as atividades e escolheram os textos a serem usados durante os trabalhos, entretanto, devo buscar outros e, ainda incentivar meus cursistas a também o fazê-lo, além de ter um olhar crítico para todas as propostas para conseguir perceber o que é ou não adequado à cada realidade. Em outras palavras: vamos todos continuar estudando e buscando, afinal nossa vida profissional se faz, sobretudo, de muita pesquisa, ação e reflexão.

Um comentário:

GESTAR II - MATEMÁTICA /SÃO JOÃO DOS PATOS disse...

Olá amiga, sou tutor do Gestar II no maranhão, e adorei o seu blog. Gostaria que visitasse o meu pra dizer o que achou tá!
Sucesso com o programa e eu estou adorando!
Bom trabalho, e a propósito me chamo Renato!