segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Prazer em ler: avaliando o Gestar

ACHO QUE É GRATIFICANTE LER UMA AVALIAÇÃO COMO A QUE SEGUE. DÁ A SENSAÇÃO DE QUE A GENTE CONTRIBUIU, DE VERDADE, PARA ALGUMA COISA MUUUUUUITO BOAAAAA. Ô DELÍCIA!!!!!!!!!!!
FOI ESCRITO POR UMA CURSISTA QUE ALÉM DE TODOS OS AFAZERES EXIGIDOS PELA NOSSA PROFISSÃO, FAZ SUA ESPECIALIZAÇÃO, É MÃE DE UM BB DE CERCA DE 6 MESES, ME MANDA SEMPRE COISAS MT ENGRAÇADAS E VIVE SEMPRE DE BOM HUMOR.
UFA!! REALMENTE SÓ MUITA DISPOSIÇÃO E DEDICAÇÃO, NÉ??
“Aliviando a bagagem...”

Acho que li essa frase em algum lugar...Desculpem se passo aqui uma sensação de cansaço:não é. A sensação é mais gostosa: é a do dever cumprido, Da tarefa realizada no sufoco, mas com a certeza dos objetivos alcançados.
O Gestar trouxe infindas contribuições para minha prática docente, principalmente pelo método objetivo de se trabalhar. Pela perspectiva dos gêneros textuais, que já aplicava em sala, foi bem prático dispor de sugestões sistematizadas e variadas que me possibilitavam escolhas,muitas adequações e fazeres.
Junto com o suspiro de alívio, vai um mais longo: o da saudade; sempre fica. E nesse caso, vem acompanhado da necessidade de um aprofundamento mais teórico, mais dentro da proposta do gestar, de vivenciar todas as atividades previstas nos TP’s. Digo assim, pois o que vimos foi de uma forma muito corrida e, muitas vezes, me vi pensativa na maneira de como adequar tal atividade à necessidade imediata do aluno (como estava previsto no planejamento). Isso me motiva a continuar estudando, me debruçando nas leituras sugeridas, a fim de que enriqueça mais os conhecimentos adquiridos nessa partilha tão prazerosa.
Destaco a participação empolgante dos alunos, que sempre pareciam está se dedicando mais às atividades, quando percebiam que eram as atividades do curso. Em alguns TP’s, aprofundei-me no estudo com a turma, pois devido à necessidade deles, o conteúdo adequou-se pertinentemente. É interessante lembrar que utilizei os estudos e atividades em minhas outras turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio, com muito sucesso. A parceria com as cursistas foi um espetáculo à parte. São professores muito competentes e criativos que estão fazendo a diferença, mostrando os trabalhos realizados com dedicação e muita empolgação. Aprende-se muito olhando os outros. Olhando a força de vontade da orientadora, que como nós, precisava correr contra o tempo ao nos repassar seus primores. E pacientemente esperar nossos retornos. Eles estão chegando, como o trabalho de formiguinhas, que insistentemente perseveram naquilo que aprenderam.


Adna Maciel S.Campos
Petrolina,29/11/2009. 23:55

2 comentários:

Isabel Cristina disse...

Diza, você é danada!!! Como foi o fechamento do Programa aí em Petrolina? Cadê as fotos? Por favor não abandone o blog ( agora que o GESTAR acabou) transforme-o, porque os seus textos são muitos gostosos de serem lidos e eu tenho certeza de que vc tem muito o que compartilhar. Bjks

António Jesus Batalha disse...

O ensino é uma das coisas mais fantásticas, eu digo que é base do cidadão, e quando é executado com amor, então se torna melhor. Por isso não posso deixar de comentar, a vossa compartilho e o vosso desempenho no ensino.
Quero apresentar-lhe o meu blog, O Peregrino E Servo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais ficarei grato, decerto que irei retribuir.
Que sua vida seja repleta de saúde e muitas e grandes vitórias.
Sou António Batalha.