segunda-feira, 8 de junho de 2009

CARTA A UM ADOLESCENTE

GENTE, RUBEM ALVES É, ACIMA DE TUDO E ESSENCIALMENTE, UM EDUCADOR. VEJAM QUANTA COISA ELE TEM PARA NOS DIZER, PARA NOS ENSINAR, PARA NOS FAZER REFLETIR. E O MAIS INTERESSANTE É QUE É TUDO TAO ÓBVIO, MAS A GENTE (desculpe se incluo vocês aqui, na verdade estou falando de mim mesma, mas ouso incluir aqui aqueles que amam esse escritor e sabem o quento ele nos torna melhores e nmais sábios), NA NOSSA INFINITA FALTA DE TALENTO OU SENSIBILIDADE, NAO CONSEGUE EXPRIMIR. SEMPRE QUE LEIO ALGO DELE, ME ORGULHO DE SER PROFESSORA E DE TER A OPORTUNIDADE DE COMPARTILHAR COM VOCÊS A MINHA ALEGRIA E UM TEXTO TAO BOM.
"Falar de maldade é falar sobre nós mesmos. A maldade é algo que mora dentro de nós, a espera de um momento certo para se apossar do nosso corpo. Para a gente entender a maldade é preciso entender, antes, os dois poderes que somos feitos. Somos feitos de uma mistura de amor e de poder. O amor é um sentimento que nos liga a determinadas coisas, e vai desde o simples gostar até o estar apaixonado.
O amor quer abraçar, ficar perto, proteger. Amo meu cachorro: quero brincar com ele, tenho saudades dele. Se ele morrer vou chorar. Gosto da minha casa. Dói muito - dá raiva - se alguém pixa de preto o muro que tinha justo sido pintado de branco. Gosto muito de uma pessoa: pode ser pai, a mãe, o avô, a namorada. Por causa desse sentimento fico triste vendo que aquela pessoa está triste. O amor faz isso: coloca o outro dentro da gente. O que o outro sente, a gente sente também ...
Aquilo que eu amo eu quero proteger. Proteger o cachorrinho, o muro da casa, a natureza...Às vezes, a gente quer algo anterior ao proteger: a gente quer criar. Você ainda não é pai. Não tem portanto, nenhum filho para proteger. Chegará um dia, entretanto, em que você desejará ter um filho que você ainda não tem. Para isso é preciso que você tenha os poderes de homem para semear no ventre de uma mulher a semente do filho que você ama, mas ainda não tem. Você deseja ser (ainda não é) administrador de empresa, cozinheiro, médico ou flautista: você ama essas coisas; mas ainda não é. O amor sozinho não faz milagres, para ser qualquer uma dessas coisas, você terá que, devagarzinho, ir desenvolvendo poderes no seu corpo, poderes que tomarão a forma ou de conhecimentos ou de habilidades.
Quando você tem essas duas coisas juntas, o amor e o poder, coisas muito bonitas acontecem. O poder torna possível a existência daquilo que a gente ama: gero um filho, planto um jardim, construo uma casa. O poder, assim, está a serviço da alegria. Pelo poder eu posso contribuir para que o mundo seja melhor...Acontece, entretanto, que a vida anda devagar. Leva tempo para uma criança ser gerada. Leva tempo para uma árvore crescer...
Já a morte anda rápido. Mata-se numa fração de segundo. Basta puxar um gatilho, ou pisar num bixo, ou quebrar um ovo. Você me perguntou sobre a maldade: maldade é isso- quando as pessoas sentem prazer no ato de destruir, isto é quando as pessoas sentem prazer no exercício puro do poder, sem que esse poder tenha um objetivo de vida. Bondade é o poder usado para a vida. Maldade é o poder usado para a morte...
Há coisas que nunca faríamos sozinhos. Mas, em grupo, tudo é permitido. As pessoas mais mansas podem se tornar monstruosas em grupo. No grupo a gente perde o senso de responsabilidade moral.
Como eu já disse, o poder como fim em si mesmo, sem um propósito de amor, dá prazer rápido... Eu queria dar para vocês, como herança, o ovo onde moram os meus sonhos, na esperança de que vocês continuassem a chocá-lo, depois da minha partida. Sim, o mundo que eu amo se parece com um ovo: está cheio de vida, mas é muito frágil... Mas eu tenho medo de que vocês não resistam à tentação de quebrar o ovo onde eu e o meu mundo moramos. Como é fácil quebrar um ovo! Fácil e irreversível: nunca mais! Assim, por enquanto, o ovo onde moram os meus sonhos fica sob minha guarda. Até encontrar herdeiros que eu espero." Rubem Alves

Um comentário:

Ceiça Borba disse...

Diza,amei este texto como amo Rubem Alves e tudo que ele escreve. Mas...amei mesmo foi vc ter visitado meu blog e postado um comentário.
Confesso que já estava tristinha me sentindo abandonada por vc.
Quanto ao blog...me inspirei em vc...
bjs cheios de saudades