terça-feira, 21 de abril de 2009

Formação continuada sem tesão nao ha solução





FORMAÇÃO CONTINUADA: SEM TESÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO
Concordo com Roberto Freire: sem tesão não há solução. Segundo ele, o tesão é a capacidade de manter-se entusiasmado, ligado, aceso, ardente. Ouso parafrasear o terapeuta para falar sobre formação continuada porque acho que o tesão é a chama que deve nos manter ligados durante toda a nossa vida de professor. É importante lembrar que não dá para fingir tesão ! Não para alguém experiente e observador! Não para você! Ou seja, não adianta participar de um curso de formação em serviço só fazendo de conta que está absorvendo algo. O maior enganado é você! E eu pergunto: se você é capaz de ludibriar a si mesmo, imagine o que não faz com a confiança que seus alunos, por exemplo, depositam em você.

O que fazer para manter o tesão? Sei não! Mas o caminho deve passar por olhar as coisas sempre a partir de uma nova forma de pensar, desejar caminhar descobrindo, querer dividir o que tem/sabe/é com qualidade e consistência.
Acredito que é a maior sacada investir em formação continuada. E não estou falando só no empregador, estou me referindo a pessoas que resolvem investir em si mesmas e viver sempre em processo de aprendizagem. Até porque ela está relacionada a constante busca por mudança, melhoria, criar algo novo, exercitar a intuição, a imaginação, repensar as decisões e, sobretudo, transformar as ilusões em ações. É possível, sim, manter-se ligado, aceso, ardente, em tesão constante e continuar aprendendo. O gestar está aí como mais uma evidência disso. É claro que a formação continuada ou o gestar não garantem que a educação vai dar o salto que queremos e que buscamos, mas tampouco sem eles chegaremos lá.
(Em tempo: precisamos também manter o tesão de amar, sonhar, viver, ser amigo, ser professor, e ser feliz. Dê vazão a seu tesão e seja feliz!)

Falando nisso, vejam a nossa terceira oficina, por exemplo. Quanto tesão!!!